Buenas!!! Bem-vindos ao segundo post do blog!!
Sabe, sempre que eu escuto alguém dizendo que "as bandas de hoje em dia são todas ruins, boas são as de antigamente...", fico com a impressão que essa pessoa anda escutando pouca música. E Biffy Clyro é uma das bandas que ajudam a reforçar a minha teoria.
A banda justifica bastante o título do blog, eu tenho escutado muito esses caras ultimamente.
É um power trio que faz um som de muito respeito, e que não tem nada a ver com o estereótipo de power trio. O som é bastante complexo, cheio de quebradas de tempo (eles adoram...), elementos eletrônicos, corais de alto nível e instrumentos de música clássica.
Não sou muito afeito a classificações de música, mas eu diria que é um rock alternativo. Consigo citar várias influências. Do que eu escutei nas músicas deles, consigo identificar facilmente Foo Fighters e Incubus, uma forte influência de new metal como Deftones, muitos elementos de punk rock (ou punk pop) do tipo The Ataris, mais uns detalhes de bandas como Queens of the Stone Age, At the Drive-in e até U2, e mais... É uma "mistureba" mesmo.
A impressão que os caras me passam é a de que escutam muita música. Eles não tem pudor de misturar estilos completamente diferentes, brincar com o tempo da música, fazer algo quase pop e terminar num riff bastante pesado (ou o oposto, começar quebrando tudo, e o resto dela ser bem calminha), ou mudar completamente o clima da música de repente. As vezes eles colocam um final completamente diferente do que foi o resto da música, dando a impressão até que já começou a próxima faixa.
![]() |
Biffy Clyro ao vivo |
Deu pra entender ou eu viajei demais?
Outra coisa que eu notei foi que eles tem uma criatividade enorme pra fazer riffs. Os caras não são do tipo que faz 1 refrão bonito, depois criam outro riff pro verso (pra ficar enrolando enquanto não chega o refrão), e outro pra fazer uma ponte. As músicas não seguem esse estilo Nissin Miojo, pronto em 3 minutos. Por outro lado, justiça seja feita: em algumas músicas eles ficam trocando de riff sem muita conexão uns com os outros - principalmente na fase mais inicial da banda.
Vou ser bem sincero que, para o meu gosto, a banda vai ficando melhor nos últimos álbuns. O primeiro, Blackened Sky (2002), eu não consegui escutar direito. Uma repetição de riffs pesados aleatória, não vi muita lógica e as vezes nada de harmonia e melodia. Tudo bem que para o meu gosto musical, harmonia e melodia não estão presentes em 100% dos casos, mas...
Bom, outra marca dos álbuns mais antigos é introdução muito longa, podendo chegar a quase 2 minutos, como em Glitter and Trauma. Isso ocorre principalmente nas primeiras faixas de cada álbum. Vai ver eles também curtem progressivo (estou falando de rock, e não de música eletrônica).
Nos álbuns mais recentes, principalmente no Only Revolutions (2009), dá pra notar uma veia um pouco mais pop - se é que hoje em dia dá pra usar essa expressão sem um sentido pejorativo. O fato é que eles largaram um pouco a veia pesada, e passaram a usar mais violões e melodias agradáveis.
![]() |
Simon Neil - vocal + guitarra |
Se eles já tiveram fãs mais punk podem ter ouvido deles que "se venderam", são uns "traidores do movimento", ou qualquer coisa nesse sentido... Bom, minha opinião é que "traidor do movimento" é o cara que passa 15 anos fazendo o mesmo tipo de música, sem se renovar. Isso é que é trair a música. Mas enfim, gosto é gosto...
Disparado, os meus "discos" favoritos (na era do mp3, dá pra usar essa expressão ainda? alguma sugestão melhor?) são Only Revolutions e Puzzle (2007).
Os caras tem vários clipes, mas um me chamou a atenção em especial: Mountains (Only Revolutions). Gostei muito da produção, e particularmente a música é a minha preferida. Pra facilitar o trabalho dos meus leitores de entrar no Youtube, aproveito e posto o clipe aqui. Vale a pena ver, e claro, ouvir.
Bom, pra quem quer mais informações sobre os caras, acessem:
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biffy_Clyro
Site oficial da banda: http://www.biffyclyro.com/
RESUMO
BANDA:
BIFFY CLYRO
PAÍS DE ORIGEM:
ESCÓCIA
ANO DE INÍCIO:
1995
ANO DO ÚLTIMO ÁLBUM:
2009
MÚSICAS-DESTAQUE:
IDEAL HEIGHT
A DIARY OF ALWAYS
GLITTER AND TRAUMA
MY RECOVERY INJECTION
LIVING IS A PROBLEM BECAUSE EVERYTHING DIES
SATURDAY SUPERHOUSE
A WHOLE CHILD AGO
GOD & SATAN
MOUNTAINS (a minha preferida)
Bom, é isso por hoje. Espero que gostem da indicação. Por favor, comentem, divulguem, me avisem dos erros de português, e falem mal se não gostarem do que escrevi. É errando que se aprende, e as críticas nos ajudam a notar os erros.
E o que você tem escutado?
Aquele abraço!!!
Sonzero!!! Não conhecia a banda. Valeu pela dica, Daniel!!!
ResponderExcluirBacana, vou curtir pra ter uma opinião
ResponderExcluircontinue postando ;)
bj
Massa, ótima opção!
ResponderExcluirContinue postando! :D
Ow, como a gente faz pra acompanhar o blog (ex: receber um e-mail qndo tem post novo)?
Aquele abraço!!!
Oiii Dani .... tava vendo o teu blog .. se a pergunta era o que eu to ouvindo e nao tem nenhum "pré" conceito .. eu to ouvindo isso ai
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=5hmO2rdGhSc&feature=channel
tá, tá, tá .. nunca fui nenhuma referencia de booooa música ... mas a pergunta tava no ar .. e eu esse final de semana tava na cidade de Urubici .. num barzinho muito legal onde vc pode tomar um café expresso e catar um livro da prateleira e ler a página que te der na telha .. tava tocando essa música no dvd e eu eu achei toda aquela cena uma parte de novela das 8 .. nao era .. mas bem q podia ser .. uma esquina qualquer, numa cidade pequena, vc pega um livro da prateleira.. um café e lê o que quiser ouvindo essa música .. meooo deus ... achei mesmo que a dona do " O canto do Sabiá" tava totalmente perdida naquela cidade .. vai saber .. tava aqui na net relendo algumas bobagens .. e resolvi dar uma olhada na vanessa da mata nesse DVD gravado em Parati .. poxa .. da uma sensação louca .. tenta ouvir alguma coisa além desse link pra ver o q acha .. é isso q to ouvindo ... beijos .. Deizi!
Biffy Clyro é pesado no leve e leve no pesado. Sonzeira
ResponderExcluirBiffy clyro é uma das minhas bandas favoritas,mas acho q ela n tem o reconhecimento merecido,adoro encontrar pessoas q curtem a banda,ótima matéria
ResponderExcluirMoon the Biffy!
ResponderExcluir