quinta-feira, 2 de setembro de 2010

THE PRESIDENTS OF THE UNITED STATES OF AMERICA - Estados Unidos - Seattle, WA

Bonjour amigos e amigas!


Mais um post com uma banda que está tocando no meu carro a várias semanas. Mas além do fato de estar no meu som e também ser um power trio, as semelhanças com Biffy Clyro param por aí. 


O som do The Presidents of the United States of America (ô nome grande...) é mais simples e direto talvez para podermos prestar atenção num dos grandes destaques deles: as letras. São tão fantásticas quanto despretenciosas e engraçadas (e até nonsense mesmo). O que não quer dizer que as músicas não sejam ótimas: os caras tem umas sacadas muito interessantes. Por exemplo, quem prestar atenção vai notar que Volcano (II, 1996) tem um verso muito criativo, com uma guitarra fazendo uma base de 3 notas, tocadas num compasso de 4 tempos. OBS: músicos de plantão, favor me corrijam se eu tiver falado besteira. Isso é muito legal, sempre quis fazer algo assim numa música!


Voltando às letras, elas são bastante variadas, falando de desilusões amorosas, balões de gás que se soltam e voam pro espaço(...), a estrela da morte (lembram de Star Wars?), o carteiro que lê as cartas de amor das pessoas, o gatinho se enroscando nas nossas pernas, ou até a supermodelo que se acha superior a todos. Uma delas não tiro da cabeça que é uma ida a um bordel (Love Delicatessen - Pure Frosting, 1998)...
Ah, impossível deixar de mencionar aqui "We Are Not Going To Make It"(The Presidents of the United States of America, 1995) onde eles tiram sarro deles mesmos, dizendo "Nós não vamos conseguir (ser famosos)! Não temos talento, não temos paciência, não temos tempo..."


Bom, como toda banda de Seatle dos anos 90, esses caras também começaram com uma influência bastante grunge, apesar de (como toda banda grunge de Seatle dos anos 90) não se parecer muito com as outras bandas de lá. Aos poucos, eles foram agregando outras influências, e eu identifico bem forte aqui surf music e hardcore à la Offspring ou Less Than Jake - principalmente a partir do Pure Frosting (2000). Bom, pra não errar na classificação, vou fazer como o Mr. Wikipedia e chamar de Rock Alternativo. Assim se classifica qualquer coisa com guitarra que se situe acima de Amy Winehouse e abaixo de Sepultura. Talvez eu chame o estilo de "estilo de banda de baile de formatura de filme americano". Eles tem muita cara disso!


Uma curiosidade: os caras usam uns instrumentos diferentes, que eles adaptaram. Ao invés de guitarras e baixos, usam guitbass e basitar. Na prática, é uma guitarra com algumas cordas de baixo, e um baixo com cordas de guitarra. É uma psicodelia mesmo... Bom, maiores informações sobre isso com nosso amigo Google. (guitbass e basitar)
Ainda não sei se na fase atual da banda ainda tocam com esses instrumentos, mas já vi eles tocando ao vivo com guitarras e baixos normais também. 




The Presidents of the United States of America, 1995
Aliás, falando em tocar ao vivo, isso decepciona um pouco. Algumas vezes não conseguem reproduzir o que fazem em estúdio, algumas músicas ficam bastante sem graça. Mas The Presidents ao vivo não deixa de ser uma experiência engraçada, porque - além das letras - os caras são uns comédias, e ficam fazendo polichinelos, brincando e fazendo piada o tempo todo. 


Ah, uma última coisa a se destacar é a qualidade do vocal, que melhorou bastante ao longo do tempo. Nos primeiros albums o vocal era mais ou menos grave, sem arriscar muito. Ao longo do tempo os agudos viraram uma constante, e com bastante potência. O Chris Ballew aprendeu!




Olha, vou adicionar dois vídeos aqui que eu acho ótimos, mostram bem o trabalho dos caras. 












Pra quem quer mais informações sobre os caras, acessem:
Wikipedia (recomendo o site em inglês, tem muito mais informação)
Site oficial da banda: http://www.presidentsrock.com/




RESUMO


BANDA: 
THE PRESIDENTS OF THE UNITED STATES OF AMERICA
PAÍS DE ORIGEM: 
ESTADOS UNIDOS (SEATTLE, WA)
ANO DE INÍCIO: 
1995
ANO DO ÚLTIMO ÁLBUM: 
2008 
MÚSICAS-PREFERIDAS:
LUMP
PEACHES
WE'RE NOT GOING TO MAKE IT
VOLCANO
SUPERMODEL
LOVE DELICATTSSEN
VIDEO KILLED THE RADIO STAR
JUPITER
LAST GIRL ON EARTH
LOVE EVERYBODY
SOME POSTMAN
FRENCH GIRL


Bom, espero que gostem da minha indicação de banda de hoje. Quem curtir e quiser divulgar o blog, sinta-se a vontade. E serão sempre bem-vindos os comentários, positivos ou negativos. Aliás, principalmente os negativos, pois são com eles que aprendo. Já dizia Norman Vincent Peale "Prefiro ser salvo pela crítica do que arruinado pelo elogio". - OK, admito que procurei o autor antes de escrever esse textículo. 


E o que você tem escutado?


Grande abraço!!!

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido essa banda, de nome ao menos. Tenho muita resistência pra incluir coisas novas no meu media player. Mas quando coloco é uma repetição eterna.. Agora, por exemplo, tenho escutado o último CD do John Mayer, Battle studies. E isso já tem alguns meses.

    ResponderExcluir
  2. Grande Felipe!!

    É cara, taí mais um um músico que preciso conhecer mais. Eu já ouvi falar dele, e escutei um pouco na época que ele lançou "Your body is a Wonderland", que eu acho ótima!

    Sobre a resistência, vou tentar quebrar com as minhas sugestões aqui. Eu sou o oposto, adoro escutar coisas novas. hehe Mas isso é opinião minha.

    Abraço!!

    ResponderExcluir