domingo, 21 de novembro de 2010

KINGS OF LEON, Estados Unidos - Nashville, TN

Buenas!!! 

Após mais um pequeno hiato, estou de volta com mais uma sugestão!!

Os caras que eu ando escutando atualmente e que eu gostaria de recomendar chamam-se KINGS OF LEON. 

ABRE PARÊNTESES: 
Para matar a dúvida, pelo que pesquisei se pronuncia "liôn", com ênfase no o. Encontrei na internet várias pessoas dizendo com a maior propriedade (e o menor conhecimento...) que se pronuncia kings of líon, ou kings of láion (ugh!). Visitei alguns sites de pronúncia, ouvi alguns entrevistadores americanos como David Letterman e até visitei o Tradutor Google, e a minha conclusão é que o correto é que a sílaba forte seja a última, sendo que o nome não é americano, mas de origem francesa. Se alguém descobrir que eu estou errado, por favor, me corrija! 
FECHA PARÊNTESES

É uma banda bastante interessante, e os caras fizeram bastante sucesso nos EUA e Europa na onda de bandas como Strokes e Arctic Monkeys. Mas sem generalizações, o som é muito bom também, e bastante característico. 

A banda já lançou 5 cds, sendo que a transformação que eles passaram nesse processo é sensacional. A impressão ao ouvir esses 5 cds é que são várias bandas diferentes!

O primeiro CD, Youth and Young Manhood (2003) é o mais "roots". Sendo do sul dos Estados Unidos, lá do Tenessee, (terra do whisky Jack Daniels) essa fase dos caras tem uma influencia forte de country americano, uma coisa até meio Johnny Cash "rocknroll" (que na verdade é do Arkansas - que se lê "arkansá", com o último sa como sílaba tônica). Vamos usar aqui o termo "southern rock".Chama a atenção desde o início a voz extremamente marcante do vocalista Caleb Followill, sensacional mesmo. As músicas são bastante simples, com pouca distorção e quase nenhum efeito que não possa ser reproduzido com guitarra, baixo e bateria. 

Depois vem o que eu considero uma fase de transição. Aha Shake Heartbreake (2004) ainda lembra Youth and Young Manhood, mas com algumas levadas um pouco diferentes, e dá pra notar que os caras estão um pouco mais abertos a efeitos e detalhes mais diferenciados. Em 2007 veio Because of the Times, que já está muito mais parecido com Only by the Night (2008), que é uma revolução em relação ao primeiro álbum. É no Because of the Times que os caras começam a fazer algumas experimentações com teclados, samplers e efeitos. É ali também que eles agregam mais alguns elementos pop que vão culminar no Only by the Night.

Bom, o penúltimo CD (Only by the Night) foi o que catapultou os caras para o mainstream, e os colocou em festivais tipo o SWU, que ocorreu em Itu-SP em outubro aqui na pátria amada Brasil. É um CD muito mais cheio de efeitos, MUITO diferente de Youth and Young Manhood. Isso obviamente não significa melhor ou pior, apenas diferente. Eu particularmente adoro todos os discos. E uma coisa que não mudou desde o início da banda é que as músicas não costumam ser muito complexas. Os riffs são bastante simples e se repetem um pouco. O que também é apenas uma característica: música boa não significa música difícil, ou fácil. 

Nessa fase do 3o e do 4o cd os caras também adotaram um visual mais "moderno". Hoje em dia, dizer que algo é moderno não é exatamente um elogio, mas é uma característica. A impressão é que aquelas roupas e cabelos esquisitos foram escolhidos a dedo pela assessoria de imprensa dos caras. Bom, tem gente que gosta, mas eu particularmente acho meio esquisito. Ainda bem que isso não afeta o som dos caras...

Os caras acabaram de lançar um disco chamado Come Around Sundown (outubro, 2010), que eu admito que ainda não tive tempo de ouvir. Prometo que o farei, e assim que for possível trago minhas impressões aqui. 

Para quem quer mais informações sobre os caras: 
Wikipedia 
Site oficial da banda: http://www.kingsofleon.com/





RESUMO

BANDA: 
KINGS OF LEON
PAÍS DE ORIGEM: 
ESTADOS UNIDOS (NASHVILLE, TN)
ANO DE INÍCIO: 
2000
ANO DO ÚLTIMO ÁLBUM: 
2010
MÚSICAS-PREFERIDAS:
RED MORNING LIGHT
CALIFORNIA WAITING
MOLLY'S CHAMBERS
TALIHINA SKY
KING OF THE RODEO
THE BUCKET
ON CALL
SEX ON FIRE
USE SOMEBODY
17
NOTION


É isso por hoje, espero que gostem da indicação. Peço desculpas porque tive um probleminha com o Blogspot e não consegui colocar as fotos que eu costumo colocar... Sorry...

Ah, e lembrando que as músicas que eu marco como "Músicas Preferidas" aqui no Resumo, entram no Mixpod pra vocês ouvirem, ok? 



Grande abraço!!!

3 comentários:

  1. Curto o som deles também. Ouvindo!

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem, curto muito o som deles!

    ResponderExcluir
  3. Tem um vídeo no YouTube, que gosto muito, King of rodeo, na chamada da banda o apresentador pronuncia 'kiNg zəv 'li:ən, posso estar enganado, mas na minha opinião a tônica é no começo, como na maioria das palavras, por ser uma monossílaba, independente de ter origem no francês.

    ResponderExcluir