domingo, 26 de dezembro de 2010

ARCTIC MONKEYS - Inglaterra

Bonjour meus amigos! Sejam bem-vindos a mais um post!
Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, 2006

E para mostrar todo meu lado nonsense, com todo esse clima natalino, vou falar de uma banda... nada natalina! Claro!

Os caras que eu tenho escutado ultimamente são ingleses, e possuem nas veias um DNA que eu encontro em poucos, em caras como System of a Down e Gradunov. Eu simplesmente adoro escutar bandas que me surpreendem, que me fazem pensar "não acredito que eles realmente fizeram isso numa música séria..." ou "esses caras não são normais..." E Arctic Monkeys é assim. 


Os garotos têm boa competência técnica (explicando: para os padrões de rock'n roll, não me venham encher o saco comparando com Beethoven ou com os feras da nossa MPB), e uma criatividade impressionante. As letras são muito boas, e sempre trazem um humor muito forte, e muito bom. Aposto que (quase) todo mundo já se sentiu no lugar do "personagem" de Dancing Shoes (Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, 2006), olhando a gatinha na balada, mas sem coragem de "chegar" nela. Ou imaginou a menina que dança toda esquisita em I Bet you Look Good on the Dancefloor (Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, 2006) - "dançando eletro-pop como um robô de 1984"!  

Outra coisa que eu acho interessante na banda, é ao mesmo tempo uma faca de dois gumes. Algumas bandas seguem uma linha musical pela história da banda quase toda. Dentro do rock, posso citar AC/DC, Ramones, NOFX, e outras. Muita gente adora essas bandas exatamente por isso. Eu particularmente, como bom cara chato que sou, acho interessante quando a banda vai agregando influências diferentes ao longo da carreira e mudando o som. Como eu disse, é uma faca de dois gumes. Muitas bandas buscam fazer coisas diferentes, se reinventar, mas o risco é partir para uma linha que ninguém gosta. É uma discussão longa, mas acho que a música deveria ser feita simplesmente com o coração, e não pra atender o mercado. Apesar de que quem tem a música como profissão, precisa pagar as contas... Enfim. Mas o fato é que acho interessante bandas como Arctic Monkeys, Deftones, Dead Fish, System of a Down, e outras, que a cada album novo, tenho uma surpresa e vejo que os caras estão diferentes musicalmente. 

No caso do Arctic, o primeiro album deles (Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, 2006) é muito rápido e cru, e bastante "dançante". O baterista Matt Helders adorava umas batidas curiosas com chimbal bem  rápido. Só ouvindo, minha habilidade pra explicar isso é limitada... No segundo album (Favourite Worst Nightmare, 2007) a banda traz um pouco dessa cara, mas com algumas influências diferentes. Começam a aparecer idéias mais lentas e alguns efeitos de guitarra e de voz.  Já o último (Humbug, 2009) é completamente diferente, bem mais lento e stoner (se é que vocês me entendem) do que os outros. As músicas ficam mais psicodélicas e diferentes, bem menos engraçadinhas. Sem deixar de ser interessantes. No refrão de Dangerous Animals, por exemplo, o vocalista Alex Turner soletra o nome da música. A primeira vez que ouvi eu não pude deixar de cair na risada...

Bom, vamos para as "tradicionalidades" do blog (video, sites para buscar mais informações e o resumo). 




Para quem mais informações:


RESUMO


BANDA: 
ARCTIC MONKEYS
PAÍS DE ORIGEM: 
INGLATERRA
ANO DE INÍCIO: 
2002
ANO DO ÚLTIMO ÁLBUM: 
2009
MÚSICAS-PREFERIDAS:
THE VIEW FROM THE AFTERNOON
I BET YOU LOOK GOOD ON THE DANCEFLOOR
FAKE TALES OF SAN FRANCISCO
DANCING SHOES
FROM THE RITZ TO THE RUBBLE
BRIANSTORM
TEDDY PICKER
D IS FOR DANGEROUS
FLUORESCENT ADOLESCENT
DO ME A FAVOR
THE BAD THING
CRYING LIGHTNING
DANGEROUS ANIMALS


Bom, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje. Conforme sempre faço, as músicas do Resumo estão no meu iPod ali do lado direito (que mala...).  

E como dificilmente eu vou conseguir fazer outro post antes do ano novo (eu diria "impossivelmente"...), queria aproveitar o espaço para desejar a todos os meus amigos, leitores, followers, inimigos, etc, um Feliz Natal (atrasado) e um excelente 2011. Espero que esse ano novo seja sensacional em termos profissionais e pessoais para todos, e que tenhamos muitas novidades musicais interessantes para eu poder comentar aqui!  

Esse ano de 2010 já foi muito legal pois consegui colocar em prática essa idéia do blog que eu já tinha a um certo tempo. Espero que 2011 venha para me ensinar mais sobre essa arte de  "blogar" e que eu consiga expandir cada vez mais esse projeto que me dá muito prazer. 

E lembrando que eu estou sempre muito ávido por ouvir sugestões de vocês quanto a bandas novas, sugestões de escrita, de scripts e inovações para o blog. Críticas aqui são muito bem vindas. E que venha 2011 !!!!!

E aí? O que você tem escutado?




Aquele abraço!!!

4 comentários:

  1. É isso aí, palmas aos macacos. Boa sugestão.
    Quem tiver lendo isso, alguém sabe como seguir um blog? Gostaria de fazer isso.

    Feliz ano 2011 pra todos, muito sucesso, saúde e prosperidade.

    ResponderExcluir
  2. Grande Gabrilo!

    É, palmas para os macacos do ártico, eles merecem. hahahahaha Baita banda.
    Valeu pelo comentário.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. É com certeza uma das minhas bandas favoritas!

    ainda não conheço o último álbum, mas vou arranjá-lo agora mesmo =P

    Parabéns pelo blog, tá do capeta!

    ResponderExcluir
  4. Falô bombs!
    É cara, sou suspeito, acho a banda demais!

    Escuta o Humbug, ficou bom tbm, apesar de eu preferir os dois primeiros...

    Valeu pelo elogio! Abração!!!

    ResponderExcluir